sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

dOHcs - Ciclo de documentários de Autor. "Os Últimos Moínhos" deliciaram os espectadores

Ontem foi dia de passar o filme "Os Últimos Moínhos" no âmbito do ciclo de documentários de autor que o pelouro da cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a levar a efeito.De registar a iniciativa aberta às IPSS´s do Concelho e pelo feedback que já recebi, foi com agrado que assistiram ao filme. Da minha parte agradeço ao Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital o facto de terem seleccionado o meu filme para passarem no ciclo de documentários de autor, assim como, agradeço às IPSS´s que estiveram presentes e aos demais cidadãos que se deslocaram à Casa da Cultura César de Oliveira para reviverem memórias, artes, culturas e profissões que teimam em desaparecer e que só desta forma ficarão registadas para as gerações futuras. Por motivos profissionais não pude estar presente, no entanto enviei um comunicado que foi lido antes do filme pelo Luis Antero, colaborador do Pelouro da Cultura daquele Município. A todos o meu muito obrigado e votos de muita saúde.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Casa da Cultura de Oliveira do Hospital abre portas a documentários de autor

"dOHcs – Ciclo de Documentários de Autor" é o nome da iniciativa cultural que estreia, hoje, na Casa da Cultura César Oliveira, numa iniciativa da Câmara Municipal. Com sessões marcadas para as 15h30 de quartas, quintas e sextas-feiras, o dOHcs – Ciclo de Documentários de Autor arranca, hoje, na Casa da Cultura de Oliveira do Hospital com o documentário “No Domínio dos Tempos”, acerca dos caretos de Podence. O documentário tem repetição prevista para 27 de Janeiro. “Os Últimos Moinhos” do realizador Luís Silva, premiado no Cine’Eco 2009 é o documentário que se segue na nova iniciativa da autarquia oliveirense. Com exibições marcadas para 21 e 28 de Janeiro, o documentário retrata a problemática dos moinhos de água e de vento, que têm vindo a desaparecer. A sessão de 28 de Janeiro vai contar com a presença do realizador, sendo especialmente dirigida aos idosos das várias IPSS do concelho. Ainda em Janeiro, a Casa da Cultura acolhe o documentário “Retrospectiva Tiago Pereira - Parte 1”, com exibição nos dias 22 e 29. Os filmes de Tiago Pereira são de origem transdisciplinar e remetem para manifestações de cultura imaterial, como as canções, rituais e performances. Em nota de imprensa enviada ao correiodabeiraserra.com, o Município de Oliveira do Hospital considera que a iniciativa “se reveste da maior importância para a compreensão da identidade local, regional e nacional, para além de servir como forma de divulgação e promoção deste tipo de cinema”.
in: http://correiodabeiraserra.com

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

DVD "Os Últimos Moínhos" brevemente à venda

O procedimento legal para o registo do filme "Os Últimos Moínhos" junto da Inspecção Geral das Actividades Culturais (IGAC) está terminado. O Documentário está agora devidamente licenciado para ser colocado à venda. A classificação etária atribuída por este órgão do Ministério da Cultura é para maiores de 6 anos.
Brevemente o DVD será oficialmente apresentado.
"Os Últimos Moínhos" no dOHcs em Oliveira do Hospital
Ainda em relação ao filme informo que nos dias 14,21 e 28 de Janeiro o mesmo será projectado na Casa da Cultura César de Oliveira em Oliveira do Hospital pelas 15h30 tendo como público-alvo os utentes das Instituições de Solidariedade Social daquele Concelho e os alunos das Escolas de Oliveira do Hospital. A par da projecção do filme decorrerá uma exposição fotográfica de 16 fotografias alusivas às filmagens e personagens desde documentário.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

"Os Últimos Moínhos" no dOHcs em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai exibir o documentário "Os Últimos Moínhos" nos dias 14, 21 e 28 de Janeiro, no âmbito do Ciclo de Cinema de Autor, dOHcs, a exibir durante as 15:30 todas as 4ªs, 5ªs e 6ªs de cada mês na Casa da Cultura César de Oliveira (cinema), podendo, obviamente, acontecer uma exibição nocturna. As sessões contarão com a participação das IPSS´s e Escolas do Concelho assim como com o público em geral.