sábado, 31 de outubro de 2009

Entrevista para a Dão TV

"Os Últimos Moínhos" na RTPn. Passa Sábado dia 31 às 16h30 e Domingo dia 1 às 13h30

O documentário "Os Últimos Moínhos" foi abordado no programa Fotograma da RTPn.Fotograma é um programa televisivo da RTPN dedicado ao cinema de língua portuguesa. Da autoria e apresentado pela jornalista Luísa Sequeira, Fotograma é um magazine semanal que mostra a produção de cinema e vídeo, das curtas às longas-metragens, festivais de cinema, rodagens de filmes, vídeos, documentários e videoclips.Conhecer as obras dos realizadores mais conceituados sem esquecer os jovens criativos, é o objectivo deste programa.
Para ver aos Sábados pelas 16h30 com repetição aos Domingos pelas 13h30.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O blogue feito pelos seus leitores

Caro Amigo Luis Silva:
Tenho acompanhado por perto as várias actividades e iniciativas, no sentido de levar ao publico o belo documentário “Os Últimos Moinhos”.Tenho que dizer; valeu/vale a pena. Tendo eu, assim como muitos outros,feito parte dos “autores” por isso nos sentimos muito, felizes. Mas,porque todos somos pessoas simples e pouco letrados; nascidos em pequenas aldeias no interior do País , nem sei se o nome “autores” , está de acordo com o que, cada um de nós transmitiu. Eu sei que vivi os primeiros anos da minha vida a caminho do moinho no Vale de Ferreiros, da freguesia de Belver do Alto Alentejo. Adormeci e acordei muitas vezes em cama feita de palha de trigo, ouvindo por perto o ruído das pedras a moer e o barulho suave da água a cair sobre o rodízio. Lembro-me do calor e das trovoadas de Agosto e do frio no Inverno. Hoje, ao recordar esse passado retrato-o nas minhas “obras”, fazendo as reconstituições do que conheci.Recordo os moinhos de água, os fornos de cozer pão, dos lagares de azeite das fontes e de tanta coisa mais. O melhor da minha vida são as recordações da aldeia, das suas gentes, dos usos e costumes. Todos estes anónimos “autores” vivemos e recordamos coisas semelhantes. Um abraço para todos.
Artur Gueifão
Envio fotos do meu ultimo trabalho.Um forno de cozer pão. Peça a entregar a um museu de um concelho do interior, não muito longe da vossa zona.

domingo, 25 de outubro de 2009

Cine´Eco premeia "Os Últimos Moínhos"

Um amador no meio dos maiores profissionais do cinema documental.Na hora do meu filme "Os Últimos Moínhos" ter recebido uma Menção Honrosa atribuida pelo Júri da Lusofonia na XV.ª Edição do Cine´Eco, Festival de Cinema Ambiental, quero agradecer em primeira mão à minha companheira pelo apoio dado ao longo de todo o processo de produção do filme. Quero agradecer também aos Estúdios Fotográficos Foto Correia (Oliveira do Hospital) pelo empréstimo do equipamento desde a câmera de filmar, tripés e outros. Agradeço à minha equipe de produção/realização nas pessoas de: Aristides Ferreira (Assistente de Realização) Carla Sousa (edição e montagem), Bruno Pereira (Locução) e endereçar um agradecimento especial aos personagens/protagonistas deste documentário que percorreu os Concelhos de Gouveia, Seia, Oliveira do Hospital, Coimbra, Viseu, Belver (Alentejo). Por último agradecer o apoio da Junta de Freguesia de Figueiró da Serra, Câmara Municipal de Gouveia, Quinta do Adamastor, José Ferreira e aos jornais: Noticias de Gouveia, Terras da Beira, Nova Guarda, O Interior, A Guarda, Porta da Estrela, Correio da Beira Serra, St.ª Marinha, Diário de Viseu, Diário XXI, Noticias da Covilhã, As Beiras, Diário de Coimbra, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, entre outros. Agradecer à Antena 1 a entrevista no programa "Portugal Português" e à Radio Boa Nova (Oliveira do Hospital) pela divulgação desde a primeira hora. Agradecer a toda a comunicação social que desde muito cedo apoiou o documentário através da sua divulgação. Um agradecimento muito especial ao Júri da Lusofonia que atribuiu a Menção Honrosa e claro ao Director Técnico do Festival, Lauro António pelas palavras de incentivo que não esqueceu de me dar no seu discurso de encerramento dizendo em tom de brincadeira "Jorge Pelicano...prepara-te que o Luis Silva este ano já leva uma Menção Honrosa".
Os números que fazem o documentário:
18 horas de filmagens
1200 Km percorridos
12 localidades filmadas
6 Concelhos retratados
8 personagens entrevistadas
7 meses de gravações
Em rodagem desde Outubro de 2008 as filmagens terminaram em Abril deste ano sendo que a edição e montagem do filme terminou no inicio do mês de Maio. Foram 7 meses de intensa produção. Este documentário pretende retratar a triste realidade de uma arte que além de aproveitar os recursos hídricos e naturais era o sustento de muitas famílias nas regiões do centro e norte do País, assim como em algumas zonas do interior e em algumas regiões do Alentejo. Era uma forma de economia que empregava imensas pessoas mas que hoje em dia teima em desaparecer ao ponto de verificarmos por todos os locais onde andámos a filmar que esta arte está a acabar. O que vimos e registámos na objectiva foram dezenas ou mesmo centenas de moinhos desactivados, cobertos de silvas, abandonados pelo tempo. Os mais novos já não querem saber disto e as leis estão cada vez mais rígidas e afastam os “sobreviventes” de dar continuidade à profissão de moleiros. Os poucos moleiros/as com quem falámos já têm idade avançada e falam-nos com saudade dos tempos em que com os seus burros percorriam quilómetros para levar a farinha aos seus clientes. A maioria dos moinhos existentes nestas regiões da Serra da Estrela e do Alentejo são moinhos de água ou de rodízio. Já na região de Coimbra encontrámos em Penacova moinhos movidos pela força do vento. Este documentário retrata esta arte em Figueiró da Serra, Moinhos da Serra e Folgosinho no Concelho de Gouveia, em Sandomil e Tourais no Concelho de Seia, em S. Gião e Ervedal da Beira no Concelho de Oliveira do Hospital, no Alentejo em Belver e Domingos da Vinha e Viseu principalmente em Vildemoinhos onde fomos encontrar um ecomuseu. Neste filme podemos ouvir depoimentos de gente que desde sempre estiveram ligados aos moinhos de uma forma familiar e profissional, bem como podemos verificar como algumas pessoas se dedicam a manter viva esta profissão através da construção de réplicas de moinhos ou através da sua transformação em museus e mesmo em habitações de turismo rural. Numa sociedade que tanto apregoa a defesa dos recursos naturais e ambientais, será que os vales onde existem moinhos degradados podem vir a ser recuperados e voltarem a fazer parte de uma forma de economia através do seu aproveitamento para o turismo criando também dessa forma novos postos de trabalho e novas zonas de atracção nas regiões do interior? Ou vamos continuar a deixar “morrer” tudo o que é Nacional? Esperamos com este filme que cada espectador no final consiga obter a resposta a esta questão.
FICHA TÉCNICA
Produtor/Realizador: Luís Silva
Assistente de Realização: Aristides Ferreira
Edição e Montagem: Carla de Sousa
Locução: Bruno Pereira
Fotografia: LS e AF
Banda sonora:
“The perfect day”, autor: Owen Richards, albúm “Wishes”;
“Freedom”, autor: Sina Vodjani, albúm “Welness”;
“Jigue”, autor: Alan Parsons, albúm: “Welness”
Actores:
Maria de Jesus (Figueiró da Serra); Rita Cardoso (Figueiró da Serra); Ermelinda dos Prazeres (Figueiró da Serra); Avelino Sousa (Moinhos da Serra); Olinda Pereira (Moinhos da Serra); Artur Gueifão (Domingos da Vinha-Belver); Adelino Tavares (Sandomil); Maria Armanda (Tourais); Firmino Toipa (Vildemoinhos).
Duração: 53´

sábado, 24 de outubro de 2009

"Os Últimos Moínhos" recebe Menção Honrosa na categoria LUSOFONIA no CineEco 2009

"Os Últimos Moínhos" recebeu uma Menção Honrosa atribuida pelo Júri da Lusofonia. Brevemente tudo sobre o encerramento do Cine´Eco 2009.Na foto da esq.ª para a direita:
Jorge Pelicano, Lauro António e Luís Silva

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Exposição "Os Últimos Moínhos" de 21 de Outubro a 8 de Novembro em Gouveia

A exposição fotográfica sobre o filme "Os Últimos Moínhos" vai decorrer na Biblioteca Vergilio Ferreira em Gouveia de 21 de Outubro a 8 de Novembro no horário de 2.ª a sábado entre as 9h e as 18h30. O ciclo do pão encontra-se retratado conjuntamente com a exposição através da mostra de cereais, diversas moagens e livros relacionados com esta temática. No dia 8 de Novembro a exposição encerra neste espaço com o visionamento do documentário no auditório da biblioteca Vergilio Ferreira seguido de tertúlia entre o público e os intervenientes no filme. No âmbito do Cine´Eco informo que o filme vai passar no auditório do CISE no próximo dia 23 pelas 11 horas. Esta é a estreia do documentário em Seia depois da ante-estreia ter sido na Qt.ª do Adamastor e depois do filme ter sido seleccionado para o Festival de cinema de Idanha-a-Nova.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Biblioteca Vergilio Ferreira recebe exposição fotográfica sobre "Os Últimos Moínhos"

A Câmara Municipal de Gouveia através da Biblioteca Vergilio Ferreira vai receber uma exposição de 20 fotografias alusivas ao filme "Os Últimos Moinhos". A exposição será inaugurada no próximo dia 21 de Outubro e estará patente ao público durante um mês. No dia 8 de Outubro pelas 15 horas, o filme será exibido em Gouveia na biblioteca, seguindo-se uma tertúlia com os intervenientes e com o público presente. Para além do referido anteriormente a Autarquia de Gouveia está a estudar a possibilidade do filme passar em todas as escolas do 1.º ciclo de Gouveia e em todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social daquele Concelho. Ao Municipio de Gouveia apresentamos desde já os meus agradecimentos.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ricardo Pereira e Anabela Teixeira são jurados em festival de cinema

Protagonista de várias novelas nacionais, o actor da SIC vai, desta vez, dar o seu apoio ao cinema nacional. O actor Ricardo Pereira, que em breve regressa ao ecrã da SIC na novela “Perfeito Coração”, vai ser um dos jurados no 15ª edição do Cine’Eco - um Festival de Cinema de Ambiente que se realiza em Seia, durante o mês de Outubro. Ao lado da actriz Anabela Teixeira, que interpreta a personagem Júlia , inspectora da polícia judiciária, na novela “Flor do Mar” (TVI), e de outros jurados, Ricardo Pereira vai ajudar a avaliar os melhores documentários. Ao longo de 8 dias, haverá filmes de manhã à noite, no complexo do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e na Casa Municipal da Cultura de Seia. No auditório terá lugar a exibição de vários documentários que vão a concurso - cerca de 50 seleccionados de entre mais de 300 enviados para a competição, em representação de 30 países.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Posto de Turismo de Gouveia recebe exposição fotográfica sobre o filme

A partir da segunda quinzena de Outubro irá estar exposta no posto de Turismo de Gouveia uma exposição fotográfica sobre "Os Últimos Moínhos". Brevemente daremos aqui informação mais detalhada.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

SELECCIONADO

Dos 300 filmes a concurso oriundos dos quatro cantos do Mundo, foram seleccionados 50. "Os Últimos Moínhos" foi seleccionado para o CINE´ECO, Festival Internacional de Cinema Ambiental.

O filme será exibido no dia:

23outubro
sexta-feira
Categoria - Lusofonia
11:00 horas – Os Últimos Moinhos,
de Luís Silva (Seia, Portugal) 53’
Local: Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE)
Saiba mais informações aqui:
http://www.cineeco.org