segunda-feira, 27 de abril de 2009

Os moínhos no "Correio da Manhã"

De Sandomil onde também andámos a filmar chegou-me hoje à mão a Revista de Domingo do Correio da Manhã de 01.02.09 onde vem lá uma referência ao filme. Ao Sr. Carlos o nosso obrigado por nos ter feito chegar a revista. O Filme está quase pronto. Brevemente vai haver mais novidades aqui no blogue.

Photobucket

Clique na imagem para ampliar

sábado, 25 de abril de 2009

A chegada do moínho a Figueiró da Serra

Acompanhámos aqui durante as ultimas semanas através de fotografias a construção da réplica do moínho de água que o Sr. Artur Gueifão decidiu fazer e doar ao Museu Rural e Etnográfico de Figueiró da Serra. Pois bem, hoje deixo-vos com um pequeno trailler da entrega do moínho que ocorreu ontem dia 24 de Abril de 2009.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Chegaram ao fim as filmagens

Passados mais de 6 meses e alguns milhares de quilómetros e algumas centenas de horas, chegaram hoje ao fim as filmagens do documentário "Os últimos moínhos". Para o efeito o Sr. Artur Gueifão, autor da réplica, veio hoje directamente de Lisboa entregar o moínho que lhe levou 85 horas a fazer. Deixamos aqui uma palavra de agradecimento a todos os protagonistas do filme, que foram muitos, bem como queremos aqui agradecer ás pessoas que hoje nos acompanharam nas ultimas filmagens. O povo foi mobilizado e compareceu para receber o moínho que já se encontra no Museu Rural e Etnográfico de Figueiró da Serra. O filme começará a ser rodado em todo o País já a partir do mês de Maio, sendo que, estamos a negociar fazer a Ante-estreia na Quinta do Adamastor, ante-estreia essa onde queremos contar com todos os protagonistas e aberta também à comunicação social que tanto tem divulgado o filme. A todos chegará o respectivo convite. Até lá vão acompanhando o blogue oficial.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Foram precisas 85 horas de trabalho

Depois de 85 horas de trabalho o vosso moinho está pronto.
Segundo as tabelas técnicas (construção civil), 1 pedreiro, um aprendiz e um servente de pedreiro, um carpinteiro e um aprendiz teriam trabalho por 220 dias úteis (10 meses).
Junto anexo as últimas fotografias.
Cumprimentos
Gueifão

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Está quase no fim a construção da réplica do moínho de água


Que esta réplica, seja a melhor recordação para os moleiros e moleiras deste País. Que Figueiró da Serra seja o fiel depositário.Na quarta feira vou enviar as ultimas fotos deste trabalho.Depois o moinho é vosso. Eu Artur Gueifão, fico feliz por ter contribuído para esta nobre causa.
“que os moinhos de agua nunca acabem"

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Venha participar nas filmagens

A última cena da filmagem do documentário "Os últimos moínhos" vai ser feita na próxima semana na localidade de Figueiró da Serra, Concelho de Gouveia. Será a chegada do Sr. Artur Gueifão que vem do Alentejo entregar esta réplica do moínho ao Sr. Arisitides para este colocar no Museu Rural e Etnográfico de Figueiró da Serra. No próximo dia 24 de Abril, 6.ª feira de manhã, venha conversar connosco e faça parte desta ultima filmagem. No local poderá votar na petição "Honrar os moínhos e os moleiros" que está a decorrer há uma semana a esta parte e já conta com mais de 30 peticionários.

No final do dia já ficou assim


Pesará 20 Kg

está quase pronto o moínho

Bom dia
Hoje ao fim da manhã o vosso moinho estava assim.
O que falta:Barrotes e ripado, Cinco fiadas de telha, Melhores arranjos exteriores
Entrega: Proxima semana
Cumprimentos
Gueifão

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Os moínhos no "Terras da Beira"

Tem sido veiculada pela comunicação social local, distrital e nacional a noticia sobre a realização do documentário "Os últimos moínhos". A Produção/Realização do documentário agradece penhoradamente a todos a divulgação. Hoje, tive a oportunidade de comprar o jornal "Terras da Beira" no qual vem lá a respectiva noticia com referência na capa do jornal e com desenvolvimento na última página o que quer dizer que é tema Destaque desta edição daquele órgão de comunicação social de enorme prestigio. À jornalista Gabriela Marujo quero aqui expressar o meu agradecimento pelo tratamento que fez da noticia e pela excelente divulgação que fez ao documentário. A todos os órgãos de comunicação social que fizeram e estão a fazer a divulgação deste "retrato social" quero informar na qualidade de realizador que colocarei no final do filme na parte dos APOIOS o nome dos referidos órgãos de comunicação social, porque os APOIOS não têm de ser necessariamente monetários. Há jornalistas e meios de comunicação social que valem mais que qualquer dinheiro.
Para todos vocês um abraço de;
Luis Silva - Realizador
Aristides Ferreira - Assistente de Realização
Bruno Pereira - Locução
Carla de Sousa - Edição e Montagem

Assim vai o moínho

Sr. Luis
No vosso moinho já podem ver; a moega, dentro dela a borboleta, o comandodo pejadouro, a quelha, o tremonhado, o chamadouro, taleigos, as medidasem madeira, a pá, o pico e a vassoura. Também está reservado um espaçopara fazer lume, uma mesa e dois bancos. Faltam os arranjos exteriores,colocação de uma trave, barrotes e ripado: Sobre o ripado será construidoe colocado (só) cinco fiadas de telha. Mais de dois terços não é coberto.O interior do moinho ficará tudo visível.Depois disto (maximo 15 dias) será a entrega ao Sr. Luís Silva
Cumprimentos
Artur Gueifão

segunda-feira, 13 de abril de 2009

O site do autor das réplicas dos moínhos

Artur Gueifão, autor da réplica do moínho que estamos a acompanhar aqui no blog e que vai dar origem à cena inicial do documentário "Os últimos moínhos", tem um site pessoal onde o visitante pode visualizar algumas das obras feitas pelo autor assim como saber alguns dados biográficos.Para tal basta clicar em:
A título de curiosidade deixo aqui algumas exposições onde já participou:
Exposição na Escola Municipal do Moinho das Rolas em Porto Salvo.
Colectiva de Artistas da Associação Paço de Artes.
Exposição individual na Cooperativa Nova Morada em Paço de Arcos
Exposição no ATL/Escolas do Moinho das Rolas em Porto Salvo.
Colectiva com trabalhos de alunos das Escolas Primárias.
Exposição no CDPA/Salão Primavera em Paço de Arcos.
Colectiva com artistas convidados pela organização do evento.
Exposição no Salão Paroquial de Paço de Arcos.
Colectiva com Artistas convidados pela organização do evento.
Exposição individual na escola infantil Rainha Santa Isabel.
Trabalho de conjunto com os alunos do ATL da Escola Deonisio Matias.
Exposição individual no Inatel de Oeiras
Exposição na Cooperativa Nova Morada.
Colectiva com artistas sócios da Cooperativa
Exposição individual em Lisboa. Associação Promotora para o Ensino de Cegos.
Destinada a invisuais
Exposição individual na Biblioteca Pública de Mação.
Exposição individual no Cine-teatro Eugénio Ventura em Gavião
Exposição individual (aniversário da Associação Promotora de Apoio à Terceira Idade) na Biblioteca Pública em Castanheira do Ribatejo/V.F.Xira
Exposição individual em Pampilhosa da Serra. Apoio da Câmara Municipal.
Exposição individual (em exposição permanente) no Centro Comunitário de Belver em Belver.

O interior do moínho ao pormenor

Boa tarde Sr. Luis e Sr Aristides;
O vosso moinho vai ganhando forma
Cumprimentos

Artur Gueifão
* Hoje, recebi uma chamada telefonica de nº privado que, de certa forma me motivou a dar mais vida ao vosso moinho. Foi um elogio ao meu trabalho (disse; viu na net quando procurou Artur Gueifão). Se for conveniente, por mim está bem, pode juntar as que vou mandando)

sábado, 11 de abril de 2009

assim vai o moínho

O vosso moinho está em construção e hoje está assim:
Cumprimentos
Artur Gueifão

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Petição "Honrar os moínhos e os moleiros"

É dever de todos os cidadãos preservar a nossa identidade nacional, os nossos valores, a nossa cultura e as nossas nobres profissões. A profissão de moleiros está prestes a desaparecer. Os moinhos de água que em tempos aproveitavam os recursos hidricos para a produção do saboroso pão, estão hoje em vias de extinção e com eles extingue-se a imagem dos moleiros e moleiras. Há moinhos que estão a ser recuperados e estão a ser transformados em museus. Outros há que estão a ser transformados em habitações de turismo rural, no entanto, 70% dos moinhos de Norte a Sul do País estão em situação de abandono. Se tem alguma admiração por esta arte assine esta petição.
Os Peticionários
A mesma pode ser lida e assinada através do seguinte endereço:

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Os moínhos na DÃO TV

A Dão Tv, canal de televisão via internet também já divulgou o documentário dos "últimos moínhos". Para ver basta clicar em: http://www.daotv.pt/site/main/index/see?id=842

Os moínhos no "Porta da Estrela"

O jornal "Porta da Estrela" publica hoje na sua edição uma noticia sobre o documentário numa semana em que se celebrou o dia nacional dos moínhos. Ao PE o nosso obrigado pela divulgação.
Para ler clique: http://www.portadaestrela.com/index.asp?idEdicao=273&id=11951&idSeccao=2514&Action=noticia

Os moínhos no "Terras da Beira"

Ontem foi dia de sair a noticia no Diário de Viseu na secção "Em Foco".
Hoje, dia 9 fui à Guarda dar uma entrevista à jornalista Gabriela Marujo do jornal "Terras da Beira" que irá também ajudar na divulgação deste "retrato social" que pretende valorizar os moleiros e os moinhos.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Os moinhos na imprensa nacional

Hoje, Dia Nacional dos Moínhos, o documentário foi noticia em vários órgaõs de comunicação social aos quais apresentamos desde já os nossos agradecimentos à Antena 1, TSF, Radio Renascença, Radio Mangualde e no dia 8 vai ser destaque do jornal Diário de Viseu.
A todos o nosso bem-hajam.
A Produção

Assim vai o moínho

Caro amigo
Junto anexo duas fotos do vosso moinho
Cumprimentos
Artur Gueifão
Fotografias recebidas hoje, Dia Nacional dos Moínhos
Como já sabem o Sr. Artur Gueifão está a fazer esta réplica de um moinho de água para doar ao Museu Rural de Figueiró da Serra no seguimento das filmagens do documentário "Os últimos moínhos".

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Os moínhos em 107.1 FM

Dia 7 de Abril, dia nacional dos moínhos, vai passar na Radio Mangualde uma entrevista que dei hoje sobre o documentário que estamos a produzir. Para ouvir sintonize 107.1 FM ou via internet coloque no google as palavras "Radio Mangualde" e aceda ao site.
Relativamente Às horas em que vão passar a entrevista não vos sei informar, estejam atentos durante o dia 7.
Cumprimentos;
Luis Silva

domingo, 5 de abril de 2009

Dia nacional dos moinhos - 7 de Abril

NOS DIAS 4 E 7 DE ABRIL DE 2009
OS MOINHOS DE PORTUGAL ESTARÃO ABERTOS A TODOS!
Moinhos Abertos é uma iniciativa de alcançe nacional com o objectivo de chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, associações, Autarquias Locais, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos.
Continue a ler em: http://www.moinhosdeportugal.org/web/